A Globo estuda tornar disponível na internet o download de músicas de Chayene (Cláudia Abreu), Fabian (Ricardo Tozzi) e das Empreguetes, grupo formado pelas personagens Penha (Taís Araújo), Rosário (Leandra Leal) e Cida (Isabelle Drummond) na novela Cheias de Charme.
Fãs dos artistas da novela _principalmente das Empreguestes_ protestaram na web contra a falta de um CD com as músicas e um DVD com vídeos. Até a atriz Cláudia Abreu reclamou do "vacilo" da emissora.
Segundo um executivo da rede, a Globo até tentou lançar um CD com as músicas, mas a emissora não estava preparada para a empreitada. Os contratos previam o uso das músicas apenas na novela. Não deu tempo de renegociá-los e produzir CDs.
Com o fim de Cheias de Charme, a venda das músicas pela internet seria um investimento menos arriscado.
A Globo também estuda a possibilidade de produzir uma série, no ano que vem, em que as Empreguestes fariam uma turnê pelo país, com shows de verdade.
A novela também irá gerar um livro, a ser lançado em breve.
Transmídia
Cheias de Charme é o ápice do projeto de transmídia em novelas da Globo. Transmídia é um neologismo que abarca a produção de conteúdo exclusivo para diferentes plataformas com alguma participação do espectador.
A emissora começou a implantar um núcleo de transmídia em 2007. Na temporada de 2008/09 de Malhação, executou um projeto piloto, com cenas extendidas e exclusivias na web, blog de personagens e perfis no Twitter.
Em 2010, em Passione, produziu mais de 300 vídeos extendidos para o site da novela. O autor Silvio de Abreu escrevia breves monólogos em que os personagens/atores falavam das expectativas e desdobramentos da trama.
Depois vieram uma websérie em O Astro(2011), uma websérie documental emAmor Eterno Amor (2012) e um documentário em Cordel Encantado(2011).
Segundo Alex Machado, gerente de novos formatos da Globo, já são 34 blogs, 31 perfis no Twitter e 503 vídeos exclusivos para web.
Mas nunca antes a emissora usou tantas possibilidades de transmídia como na trama de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira.
Realidade paralela
"Essa novela é um divisor de água. O transmídia está na trama. A sinopse é: três empregadas fazem um vídeo que estoura na internet e viram superstars", disse Machado no 2º Fórum Transmídia, na última sexta, em São Paulo.
Vida de Empreguete, o primeiro clipe das Empreguetes, de fato, foi lançado na novela, mas sua íntegra nunca foi ao ar na TV Globo, mas na portal da emissora. Junto com o clipe de outro sucesso das Empreguetes, Maria, já foi visto mais de 14 milhões de vezes.
O auge do transmídia na novela foi o envolvimento de fãs, que pediram a volta das Empreguetes (elas se separaram) e participaram de concurso em que parodiavam as divas. Alguns vídeos de internautas apareceram na TV.
Criou-se, assim, uma realidade paralela. O universo narrativo da novela expandiu-se para a vida real (e para outros programas da emissora), e vice-versa.
A Globo não inventou nenhuma roda com Cheias de Charme. Tudo o que realizou já foi experimentado em filmes ou programas de TV norte-americanos.
Mas o transmídia ajudou a novela a ser um grande sucesso. Talvez Cheias de Charmedesse os mesmos 30 pontos de média caso ignorasse a web. Mas sua audiência verdadeira não foi medida pelos pontos no Ibope. Foi muito maior.
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